Connect with us

Como fazer BACKUP DE CONTEÚDO DE BLOGS no Blogger

Artigos

Como fazer BACKUP DE CONTEÚDO DE BLOGS no Blogger

Tutorial ensina como fazer backup de conteúdos de blogs no Blogger.

Você pode não acreditar, mas desde 2009, quando criei o blog Universo Jovem Adventista, nunca fiz o backup completo de meu blog. E para você não correr esse risco, vou lhe ensinar, nesse pequeno tutorial, como fazer backup de blogs no Blogger.

Algumas vezes, costumo fazer apenas o backup apenas do template, mas isso não resolve em nada se, de repente, você perder seu blog.

Eu sempre acreditei que por estar hospedado nos servidores do Google não teria nenhum problema com perda de dados, mas, pensar dessa forma é ignorar algumas regras importantes sobre a utilização dessa plataforma e a grande verdade é: o Google não perdoa, nem dá satisfações quando algo não condiz com seus regulamentos. Com razão? Nem sempre!

A primeira vez que senti um calafrio e pensei que poderia perder o meu blog, que hoje tem mais de 700 artigos publicados, foi quando recebei uma notificação de que um blog meu tinha sido excluído do Blogger; então pensei: pode acontecer de eu perder o blog mencionado, caso acontecer qualquer erro de minha parte na utilização da plataforma.

Para você não correr o risco de perder todo o seu blog no Blogger, veja como fazer o backup de seu conteúdo no Blogger, nomeadamente as páginas, as postagens e os comentários.

Vale ressaltar que referente aos comentários, só é possível salvar comentários publicados no sistema de comentários do Blogger; se você usa o sistema de comentário do Facebook, Disqus ou Google+ não é possível salvá-los.

Passos para fazer o backup de blogs no Blogger:

Acesse o seu Painel no Blogger em draft.blogger.com, faça clique em ‘Configurações‘ e depois clique na opção ‘Outro‘ da mesma aba. Ao abrir a página, você tem a primeira opção ‘Importar e Fazer Backup‘, conforme ilustrado abaixo:

*Importar conteúdo lhe permite fazer o reverso do backup, ou seja, seria como se tivesse feito um backup anterior e agora quer importá-lo.

*Fazer Backup do conteúdo irá salvar uma cópia completa de seu blog.

Faça clique em ‘Fazer Backup‘ e abrirá uma aba com a opção ‘Salvar no seu Computador‘. Será baixado um arquivo com a extensão .xml.

O tamanho do arquivo vai depender da quantidade de conteúdo de seu blog.

A recomendação é que você faça uma backup semanalmente ou duas vezes por semana, caso sua rotina de publicação for constante.

Feito isso, todo o conteúdo de seu blog estará salvo e caso algo aconteça e você perder o seu blog, você pode usar o arquivo .xml baixado para repôr seu blog.

Espero ter ajudado. Dúvidas? Deixe comentário abaixo.

Criar Sites

Plataforma de apoio para criação e gerenciamento de sites. Através de artigos e tutoriais, ensinamos a criar sites em diversas plataformas. Projeto do Kriolu Business, gerenciado por Isaías Cardoso.

Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos em: Artigos

To Top